1 de janeiro de 2010

OSTEOMA GIGANTE

Axial Janela de Partes Moles. Volumosa lesão óssea de aspecto lobulado que ocupa parte da cavidade orbitária direita. O músculo reto medial encontra-se quase que totalmente circundado pela lesão (Seta longa). A seta pequena indica a topografia da fissura frontoetmoidal, local de maior incidência de osteomas.
Coronal Janela de Partes Moles e Janela Óssea. No lado normal (esquerdo) é possível identificar sem dificuldade os quatro músculos retos da órbita e o nervo ótico. Note que a lesão promove deslocamento inferolateral do nervo ótico e que as células etmoidais encontram-se normoaeradas.
Axial janela Óssea (De baixo para cima). Note o aspecto benigno da lesão que circunda o músculo reto medial (Seta pontilhada), este encontra-se pouco comprimido. Detalhe importante é que a lesão promove remodelamento ósseo da lâmina papirácea sem contudo envolvimento da mesma ou das células etmoidais adjacentes (Seta curta). Na imagem mais superior, vê-se o sítio de implantação no terço posterior do teto orbitário, na topografia do osso frontal adjacente à fissura frontoetmoidal e acima do canal do nervo ótico (Seta longa).

Sagital MPR Janela Óssea e VRT. Note o sítio de implantação da lesão no teto orbitário á partir da cortical do osso frontal (Seta Pontilhada).
VRT. Note o aspecto de hiperdensidade da lesão (Seta) que indica matriz de osso compacto. A seta curta determina a base de implantação da lesão.

Osteoma Gigante com invasão orbitária em um paciente da quinta década, sexo masculino e com história de dor ocular nos últimos 10 anos que se iniciou após trauma. Os sintomas vem piorando paulatinamente, com redução do campo visual temporal e limitação à mobilização do globo ocular, notadamente no movimento lateral, onde o paciente refere dor.

Este é um daqueles casos que demoram muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito para aparecer. Porque? Porque além de ser um osteoma gigante (coisa incomum) que invade a cavidade orbitária (mais incomum ainda), ele tem como aspecto muito muito pouco usual o fato de não exisitir nenhum envolvimento de seios paranasais. Este é um osteoma com crescimento completamente exofítico em relação aos seios paranasais. Raro.

Obs: Como ainda não foi realizada cirurgia, este é um diagnóstico presuntivo com base na história clínica e nos achados de imagem. Pretendemos realizar o segmento do caso.




Para uma boa revisão...

http://www.abonet.com.br/abo/706/1024-1028.pdf
Osteoma do etmóide com invasão orbitária: relato de três casos e revisão da literatura

Clodomir Salgueiro Cordeiro de Carvalho1
Silvana Artioli Schellini2
José Vicente Tagliarini3
Vitor Nakajima4
Maria Aparecida Domingues5


Arq Bras Oftalmol. 2007;70(6):1024-8


INTRODUÇÃO

Osteomas são tumores benignos raros, lesões ósseas encapsuladas de
crescimento lento e ilimitado, etiologia desconhecida, podendo estar associados
a traumas prévios (5 a 29%); afetam mais comumente o nariz e os
seios paranasais, sendo mais comuns nos seios frontal (57%) e etmóide e
acometendo mais raramente os seios esfenoidal e maxilar(1-4).
Ocorre mais no sexo masculino 2:1 - 3,75:1, com incidência variável
de 0,01 a 3%(5-6), ocorrendo mais na terceira e quarta décadas de vida
(média= 38,4 anos)(3), ou quinta e sexta décadas(3,5,7-10).
A dor é o sintoma mais freqüente, geralmente localizada na face (70%)
ou região frontal, surgindo após 6 meses a 3 anos de crescimento tumoral.
Parece que o osteoma se desenvolve sobre a junção do osso frontal, de
origem membranosa e do osso etmoidal, de origem endocondral. Entretanto,
a etiologia embrionária como causa isolada dos osteomas do seio frontal
é pouco provável, uma vez que a localização destes tumores na junção
destes ossos é encontrada em apenas 10% a 20% dos pacientes(5).
Além da etiologia traumática e embrionária admite-se a teoria genética
e infecciosa. Na teoria genética existe a possibilidade de participação de
um padrão de penetrância, expressividade e dominância desconhecidos
pela ocorrência de osteomas múltiplos na síndrome autossômica dominante
de Gardner, na comunidade Mórmon de Utah(11-12).
A etilogia infecciosa é discutida devido a 30% dos pacientes com
osteoma apresentarem infecção sinusal. Entretanto, alterações infecciosas
crônicas da mucosa como causa do osteoma são altamente questionáveis,
podendo ser conseqüência do osteoma e não sua causa(10-11,13).
A invasão orbitária é relativamente incomum, ocorrendo em 0,9% a
5,1% dos casos(5,7-16). Quando invadem a região da fossa lacrimal, podem
simular ou evoluir com quadro de obstrução das vias lacrimais, condição
que é pouco freqüente(17).


8 comentários:

  1. Blog Scan CASO RARÍSSIMO com relação a observação feita que no caso a cirurgia de osteoma gigante não havia sido realizado,"pois já a mais de três meses estamos buscando uma linha de tratamento cirurgico para um osteoma gigante(coisa incomum)com invasão da cavidade orbital(mais incomum ainda)",e que vcs pretendiam dar seguimento no caso,onde podemos encontrar um cirurgião de pescoço e cabeça que tenha condição de realizar a cirurgia.Se necessário enviaremos copia da tomo.

    ResponderExcluir
  2. olá mona handem,
    Estamos ainda acompanhando este caso e não foi feita cirurgia. A decisão cirúrgica é algo delicada, já foi tomada pelo paciente e ainda guarda certa controversia entre os colegas quanto ao tipo de abordagem, etc, etc...

    Este paciente continua aguardando a definição da conduta.

    marcio

    ResponderExcluir
  3. Olá, acredito que eu esteja passando por um caso MUITO semelhante, tenho 20 anos de idade, possuo um histórico de trauma por volta dos meus 4 anos...

    Foi realizada uma tomografia (meio que sem querer, apenas uma rotina) constando um Osteoma no lado superior direito do meu crânio. Em consulta com o Neorologista,

    ficou claro que existe uma formação óssea próxima ao meu globo ocular direito, comprando a minha tomografia com a que foi postada po vocês, o Osteoma tem tamanho e

    localização semelhantes ao Osteoma apresentado.

    Gostaria de entrar em contato com vocês para esclarecer mais meu caso, minha tomografia foi realizada no dia 31/05/2012 e estou buscando o máximo possivel de

    informações sobre Osteoma Craniano.

    Qual foi o segmento desse caso?
    Podem por favor me orientar?

    Desde já muito obrigado!

    Valter Barbosa
    Email: valter.music@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. CORRIGINDO A FORMATAÇÃO:

    Olá, acredito que eu esteja passando por um caso MUITO semelhante a esse (http://bioimagem.blogspot.com.br/2010/01/osteoma-gigante.html), tenho 20 anos de idade, possuo um histórico de trauma por volta dos meus 4 anos...

    Foi realizada uma tomografia (meio que sem querer, apenas uma rotina) na qual foi constatado um Osteoma no lado superior direito do meu crânio. Em consulta com o Neorologista, ficou claro que existe uma formação óssea próxima ao meu globo ocular direito, comparando a minha tomografia com a que foi postada por vocês, o Osteoma tem tamanho e localização semelhantes ao Osteoma apresentado.

    Gostaria de entrar em contato para esclarecer melhor meu caso, minha tomografia foi realizada no dia 31/05/2012 e estou buscando o máximo possivel de informações sobre Osteoma Craniano.

    Qual foi o segmento desse caso?
    Podem por favor me orientar?

    Desde já muito obrigado!

    Valter Barbosa
    Email: valter.music@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!

    em 2011, descobri que tenho um osteoma frontal ,bem do lado esquerdo, acima da sobrancelha e de lá pra cá os medicos foram septicos em dizer que nao existe tratamento e que em caso de crescimento exagerado que deveria fazer a intervenção cirurgica. Até agora não senti firmeza em nenhum medico, pois desconheço esta patologia e quando indago aos mesmos sobre me disponibilizar pessoas que passaram por esta cirurgia , me enrolam e continuo na estaca zero. Como me preparar para uma intervenção cirurgica se ao menos nao sei se realmente foi comprovada a eficácia . Busco aqui compartilhar com outras pessoas que possuem a mesma patologia ajuda. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Sua história e parecida com a minha, estou nessa luta ainda é a única diferença é que um neuro me falou que tem a rádio cirurgia, porém ainda não sei sobre a eficácia! Como vc esta atualmente, operou?

      Excluir
  6. olá descobrir que tenho um osteoma crâniano de 1,4 cm, sinto muitas dores na cabeça cm ardenssia no coro cabeludo, será que esses sintomas estão relacionado com o osteoma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um osteoma frontal crânio acima sombrancelha, porém sem dor de cabeça, mas com sensibilidade no couro cabeludo! Vc já ouviu falar em rádio cirurgia?

      Excluir