10 de janeiro de 2010

MALFORMAÇÃO ARTERIOVENOSA

Paciente do sexo feminino, jovem, nos procurou com pedido de Angiotomografia da Face. Estranho, não é todo dia que chega este tipo de pedido. No entanto é fácil entender o motivo do exame ao ver esta reconstrução volumétrica. Trata-se de uma paciente do sexo feminino com história de tumoração na região peri-orbitária e frontal a direita.


Neste exame podemos notar a diferença entre o pedido e o exame realizado. Exames da Radiologia Cardiovascular merecem atenção do Médico Radiologista. Não são "receita de bolo". Se tivéssimos feito angiotomografia da face, certamente teríamos que retornar a paciente para refazer o exame.

Malformações arteriovenosas são lesões de fácil identificação, porém extremamente complexas em determinar quais são os ramos vasculares que alimentam a fístula e os ramos que drenam a mesma. Outra característica de grande importância é que o exame angiotomográfico é um exame estático!
Em outras palavras necessitamos de aquisições adicionais e com maior área de cobertura para identificarmos a origem dos vasos. Neste caso ampliamos a área de aquisição, o que foi fundamental para identificar o ramo nutridor.


Reconstrução volumétrica, onde identificamos um grande ramo arterial com origem na artéria carótida externa direita (seta vermelha) que alimenta a malformação arterio-venosa e os ramos venosos que drenam a maior parte da mesma (veia jugular externa - seta azul). As setas lilás e verde demonstram a veia jugular interna e a malformação propriamente dita respectivamente. Coexistem drenagens venosas para veias oftálmicas e veias superficiais da calota craniana (não evidenciadas no presente estudo).


Reconstrução volumétrica. Ramo arterial de grosso calibre com origem na artéria carótida externa direita (seta vermelha). Ramos venosos que drenam a maior parte do fluxo vascular para a veia jugular externa.

Malformações arterio-venosas são sempre um desafio, seja no diagnóstico, seja no tratamento. O que podemos fazer enquanto radiologistas é um exame o mais completo possível com o maior número de reconstruções na tentativa de identificar a maior parte dos ramos que alimentam e drenam esta patologia.

8 comentários:

  1. velho... caso impressionante! Bem que você falou..

    ResponderExcluir
  2. Impressionante. Qual seria o plano terapêutico?

    ResponderExcluir
  3. Boa informação para o meu aprendizado!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. ola meu nome é zildevania estava pesquisando sobre arteriavenosa pq foi detctado isso em mim ate agora ñ sabia o q era mais estou ciente de que tem tratamento e espero q haja aqui naminha cidade especialista como vc!! se puder me ajudar tenho o email : zil_hta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, foi-me detectado um malformação arterio-venosa cerebral, com cerca de 3,7 cm, é considerada de tamanho médio. Não era acessível através de operação tradicional. Fui tratado com radiocirurgia Gamma knife à cerca de 1 ano e meio. Ela já não aparece na ressonância magnética e os médicos dizem que vai desaparecer totalmente. O problema desta cirurgia é o preço 15.000 euros.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir