3 de janeiro de 2010

ACHADO INCIDENTAL

Mais um desses exames corriqueiros de emergência, paciente do sexo feminino, jovem com dor abdominal em fossa ilíaca direita há alguns dias. Observamos alguns poucos linfonodos mesentéricos com pequeno aumento das dimensões (setas azuis). Há discreto adensamento da gordura abdominal na FID.


O apêndice cecal encontra-se com dimensões normais (menor que 8 mm de espessura) e o leucograma com 5000 leucócitos. Provavelmente uma linfadenite mesentérica.



TC, plano coronal. Apendice cecal (setas verdes).

Seria mais um caso típico de emergência se não fosse...


Scout tomográfico (similar a uma radiografia convencional) onde observamos foco radiopaco projetado na região anexial esquerda.





TC, planos axial e coronal. Achado incidental de massa anexial esquerda de contornos bem definidos (setas vermelhas) que apresenta componente periférico com densidade de partes moles e conteúdo predominantemente com densidade de gordura. Coexiste imagem nodular central com densidade de partes moles e focos de calcificação grosseira na periferia da lesão. Diagnóstico provável: Dermóide ou Teratoma Cístico.

Segue uma dica de site: http://www.medcyclopaedia.com e o link do mesmo com uma definição da patologia descrita no nosso Post http://www.medcyclopaedia.com/library/topics/volume_vii/t/teratoma_ovarian.aspx

Teremos muitas novidades no nosso Blog neste novo ano.

Boas vindas aos novos Médicos Radiologistas da equipe do Hospital Jorge Valente: Dra Cristiane Possobom e Nelson Henrique Possídio. A radiologia muscoloesquelética está bem representada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário