9 de janeiro de 2010

CLASSIFICAÇÃO DE CALCIFICAÇÕES SINUSAIS

Vez por outra sempre existe aquela calcificação dentro do seio paranasal que deixa uma pontinha de dúvida. É dente? Sinusopatia fúngica? Que diabo é isso?

COMO CLASSIFICAR ESSAS CALCIFICAÇÕES?

Basta responder 2 perguntas:

1 - Essa calcificação é central ou periférica?

Tomando como exemplo o seio maxilar, é importante definir se a calcificação está no meio do seio, na porção central, ou se é uma calcificação excêntrica, preiférica, situada nas proximidades da limitante óssea do seio.

2 - Qual a forma desta calcificação?

Existem basicamente 4 formas definidas de calcificação intrassinusal:

1 - Puntiforme
2 - Linear
3 - Nodular
4 - Arredondada ou em "casca de ovo"


Quanto aos tipos puntiforme e linear, não existe muita dúvida. Vale a pena conceituar e diferenciar os tipos arredondado ou em "casca de ovo" (forma redonda ou oval bem definida) e nodular (pode ser quadrangular, pentagonal, amorfo... qualquer forma que não seja redonda ou oval).

MUITO BEM, JÁ CLASSIFIQUEI A CALCIFICAÇÃO, E AGORA?

E agora existem alguns conceitos muito simples. Estes padrões de calcificação podem estar presentes em entidades diferentes, mas a questão básica a ser respondida quando vemos uma calcifcação intrassinusal é: "ESTAMOS DIANTE DE UMA CALCIFICAÇÃO QUE SUGERE SINUSOPATIA FÚNGICA?"

E se não for sinusopatia fúngica, o que pode ser?

Rinossinusopatias crônicas podem provocar o surgimento de fibrose na mucosa sinusal e desenvolver calcificações distróficas de permeio, resultantes do processo inflamatório. Por isso, se espera que este tipo de fenômeno esteja mais relacionado com calcificações do tipo periférica.

Por outro lado, nas sinusopatias fúngicas (principalmente por Aspergillus), a calcificação é o produto metabólico das hifas que costumam se aglomerar na porção mais central do seio, próximo ao óstio de drenagem, e por isso a tendência é que a calcificação de origem fúngica seja central.

E quanto a forma, o que fala contra e a favor de fungo?

O padrão de calcificação mais esperado para sinusopatias fúngicas são centrais do tipo puntiforme ou nodular.

Calcificação do tipo arredondada ou em casca de ovo está fortemente relacionada a processos inflamatórios crônicos e não tem relação com fungos.

Processos inflamatórios crônicos de etiologia não-fúngica podem desenvolver calcificações puntiformes, nodulares e centrais, assim como sinusopatias fúngicas também podem se apresentar com calcificações perifericas supostamente localizadas na mucosa sinusal, porém estes padrões de apresentação falam mais a favor de uma ou outra etiologia.

Proporcionalmente, é muito mais comum achar calcificação em sinusopatias fúngicas do que em processos crônicos, porém, tendo em apreço a incidência destas duas entidades, em números absolutos na nossa rotina radiológica, acabamos tendo mais contato com processos crônicos que desenvolvem calcificações distróficas periféricas laminares, nodulares, etc, do que com sinusopatia por Aspergillus.



Obs: Aqui está uma classificação para calcificações sinusais. SE A CALCIFICAÇÃO TEM CONTINUIDADE COM A PAREDE DO SEIO, NADA DISSO SE APLICA. Portanto, para classificar calcificações intrassinusais e definir se são sugestivas de sinusopatia fúngica ou não, é preciso confirmar a não continuidade com a parede do seio.

Dentes sinusais são um diagnóstico diferencial, porém tem aspecto morfológico característico.

Um comentário:

  1. Quando era criança comecei a desenvolver quadros de sinusite, que passavam conforme eu fazia tratamentos mas regressavam depois de algum tempo. Daí depois de algum tempo comecei a notar um caroço oval no lado direito da cabeça, nas temporas (na verdade um pouco mais no meio da cabeça, nao sei o nome da regiao), e aparenta ser uma calcificaçao. Tenho receio que possa ser algum tipo de cisto, talves originado pela sinusite. Vale lembrar que minha sinusite quando surgia as vezes era muito forte e saia sangue do nariz. Mas nos ultimos anos nao tive mais. Devo me preocupar e fazer uma tumografia? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir