5 de março de 2010

CISTO COLÓIDE

Paciente do sexo feminino com história de cefaléia.



Tomografia, plano axial, individualizamos imagem arredondada, espontaneamente hiperdensa (seta) medindo cerca de 5,0 mm no teto do terceiro ventrículo.



Tomografia, plano coronal. Observe a topografia (teto do terceiro ventrículo), topografia frequentemente observada para esta patologia.



Tomografia plano Axial.

Achado compatível com Cisto Colóide.

Clique no link para uma breve descrição da patologia: Cisto Colóide.

22 comentários:

  1. Nesse caso, é necessário cirurgia? Ou em alguns casos não precisa?

    ResponderExcluir
  2. Olá fátima,

    Pois, cisto colóide é uma lesão benígna e por isso a cirurgia estaria indicada para os casos sintomáticos e com sinais de hipertensão craniana.

    Este caso do post é uma lesão muito muito muito pequena e não há nenhum sinal de hidrocefalia ou hipertensão intracraniana na TC. Não tenho detalhes quanto ao padrão de cefaleia do paciente, mas para mim é um caso de conduta expectante.

    ResponderExcluir
  3. Vou procurar mais informações quanto aos critérios cirurgicos. Não sei se existe uma dimensao limite para cirurgia que independe de sintoma. relamente não sei.

    A melhor coisa é procurar um neurocirurgião. Vou procurar saber.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia:

    Tenho na familia um eventual caso destes, haverá algum site onde possa obter informações mais sobre a parte psicológica deste tipo de doençã ?

    Pretendia saber tempos de recuperação, se é uma cirurgia dificil e demorada, se psicológicamente os pacientes ficam capazes de fazer uma vida normal?

    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  5. olá,

    Nós somos radiologistas. Não temos experiência em recuperação cirúrgica. A melhor opção seria buscar a orientação de um Neurocirurgião.
    Como radiologista, posso dizer que esta lesão é 100% benigna, sem nenhum potencial maligno.

    Não conheço Nenhum Site especializado que possa te dar uma orientação. Acho que a melhor opcão realmente é procurar um neurocirugião.

    Estou a disposição para qualquer esclarecimento.

    Marcio

    ResponderExcluir
  6. Se alguém soube algum site que forneça maiores informações sobre o cisto colóide, agradeço. Tenho 31 anos e fui diagnótiscada com cisto colóide há poucos meses, mede menos de 1cm e não há pressão intracraniana. Meu neurologista disse que só há necessidade que eu faça outra ressonância daqui a dois anos, porém, farei outra em breve (descobri há cerca de 5 meses), pois, tenho sentido muita enxaqueca forte e sempre relaciono ao cisto, embora possa ser oriunda de outros fatores. Mesmo sabendo que é benigno, depois que descobri, minha tranquilidade foi embora, sempre sofri de enxaquecas, mas, agora, sempre acho que é culpa do cisto.
    Se alguém tem algum material interessante, ou também também o mesmo problema e quer trocar informações, por favor, entre em contato. Grata!
    Beatriz.
    email: bea.htriz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Meu esposo, 29 anos de idade, foi submetido em Dezembro/2009 a tratamento cirúrgico para remoção de um Neurocitoma Central (tumor no quartro ventrículo)com cerca 6,5 cm, maior que um ovo de galinha, que ocupava 30% da cavidade cerebral, estava quase tendo uma morte súbita devido a hipertensão intracraniana, foi submetido a cirurgia uma semana depois de descoberto o tumor, e o engraçado é que ele não tinha dor de cabeça, o que ele começou a apresentar a partir de Outubro 2009 foi mudança de comportamento, raciocínio lento, perca das forças nas pernas, passava mal andando de carona no carro e a fazia urina nas calças, já faz um ano que foi retirado e devido ao tamanho da lesão o cerébro ainda não voltou a posição normal, ele está fazendo fisioterapia e hidroginástica todos os dias, a mão esquerda ainda não recuperou totalmente, mas no geral ele está se recuperando bem.

    ResponderExcluir
  8. Ariane....
    Acabei de descobri um CISTO COLÓIDE na minha garganta, o diagnóstico diz assim: Tiróide apresenta contorno regular e textura homogênea.
    Em lobo direito, em 1/3 inferior, observa-se uma imagem nodular, anecogência, regular, ovalada, com área amorfa interna ecogência, medindo 0,6 x 0,4 cm, correspondendo à cisto colóides; ao estudo doppler não apresenta captação de fluxo.
    PRECISO ME PREOCUPAR COM ISSO?

    ResponderExcluir
  9. olá boa tarde o meu filho tem 7 anos e foi-lhe diagnosticado um cisto coloide no 3º ventriculo no espaço de monro, desde há varias semanas que se queixa de dores de cabeça muito fortes e nos ultimos dias ta sempre muito cançado, ele por norma é uma criança muito activa e neste momento encontra-se bastante limitado, ou bem que esta no escuro pelas dores de cabeça ou bem que me leva um dia inteiro deitado e mesmo assim diz estar muito cançado, isto tera a ver com o cisco coloide? Será ele um candidato a cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Meu marido descobriu o cisto somente com 35 anos, após dor muito forte na cabeça, episódios de perda de visão, confusão mental (ele não me reconhecia), e vômitos. O cisto estava exatamente no 3º ventrículo, acarretando em HIDROCEFALIA. Foi necessária uma cirurgia para retirada do cisto, e também a colocação de uma válvula. Hoje, 3 meses depois, ele está ótimo, porém, restou um pedaço do cisto, que deve ser observado o crescimento.

      Excluir
  10. boa tarde..tenho um cisto coloide ah 6 anos e levo uma vida normal..jogo futebol sempre nunca senti nada..sera q precisarei passar por alguma cirurgia algum dia ou tem chance levar uma vida normal sem cirirgia?

    ResponderExcluir
  11. Fiz duas cirurgias neurológicas para chegar ao diagnóstico de cisto coloide. Após a segunda cirurgia quando os cistos foram retirados. Fiquei com a perna e o braço esquerdo com a força diminuida, estou fazendo fisioterapia. Tem hoje um mês e quando faço os exercícios sinto dor na região da cirurgia. O resultado da biopsia sinalizou como benigno e estou feliz por isso.
    Em pesquisas descobrir que é uma patologia congênita e que se manifesta normalmente na vida adulta. principal sintoma muita dor de cabeça. Após a cirurgia de retirada as dores passaram e a pressão normalizou.
    Fé e coragem ajudam a superar essa situação.
    www.hojeviva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde! Descobri que tenho um cisto colóide fazem dez anos. Em dois anos cresceu 10mm. Na verdade não sinto nada. Só uma vez tive uma dor muito forte, pensei que ia morrer... mas como sou medrosa não fui ao médico saber o que aconteceu. Só queria saber se a minha falta de memória e "lentidão" no raciocínio tem algo haver com este pequeno intruso na minha cabeça... Viver a viva, é bom demais. Deus ilumine a todos nós.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde a todos!Tenho uma filha de 14 anos que tambem tem o cisto coloide descoberto ha uns 10 anos atrás, minha filha raciocina muito lentamente, como suas respostas em geral são bem lentas, tem muita dificuldade na escola,não tem interesse pelas maiorias das coisas, está sempre com dores nas pernas e desanimada, além de ter uma voz muito anasalada, que não se descobre a causa, e urina na cama até hoje.Sei que ela sofre muito com isso, tambem sofro demais, pois desejo sua felicidade e sinto que ela não é feliz como a maioria das jovens da sua idade, e principalmente me preocupo por não saber o que fazer, e até que ponto este cisto pode chegar, tenho muito medo, nunca foi indicada a cirurgia como solução.
    Ai pergunto, meu DEUS o que fazer? Desculpem-me pelo desbafo desse pai, que não encontra resposta . Agradeço pelo espaço, fiquem com DEUS.

    ResponderExcluir
  14. Olá, fiz uma ultrassonografia de tireoide, istmo de aspecto normal e cadeias ganglionares internas normal a conclusão : cisto de aspecto colóide no lobo esquerdo medindo 5mm , nesses casos é preciso de cirurgia ? tem chances de virar um tumor maligno ??
    obs: único sintoma que sinto é que após uma noite de sono minha boca junta muita saliva.
    sou mulher e tenho 37 anos.
    agradeço a atenção

    ResponderExcluir
  15. Adelma Souza 13 de setembro de 2012 20:24

    Boa noite,ha 7 anos atras tive um cancer de mama , tive que fazer uma mastectomia total, ha 2 anos tive um enfarto, agora em uma das minhas consultas de rotina descobri um cisto coloide na tireóide e um cisto no ovário estou muito preocupada embora o médico disse que é benigno, mas ainda não levei para o meu médico ver, agora tudo é motivo para preocupação. alguém pode me orientar?

    ResponderExcluir
  16. fiz alguns exames,investigando uma possível labirintite(que acabou se confirmando),para minha surpresa,descobrimos também um cisto colóide,medindo cerca de 3 mm,na mesma região da foto do post.pequeno na opinião do médico neurocirurgião.tenho 43 anos,não sofro com dores de cabeça,as vezes me sinto um pouco "tonto"mas esse sintoma pode ter relação com a labirintite.descobri por acaso mesmo.o médico diz para eu não me preocupar neste instante,mas monitorar uma possível evolução.quem souber de alguma informação que colabore conosco,favor relatar neste blog.bons ventos a todos!

    ResponderExcluir
  17. fiz outra ressonancia agora em fevereiro,em cerca de 4 meses,o cisto cresceu cerca de 1,6 mm.agora mede cerca de 4,6mm.o médico diz que a lesão ainda é pequena,o que me assusta .é a velocidade do crescimento 1,6 mm em pouco mais de 120 dias.

    ResponderExcluir
  18. Descobri em dezembro do ano passado que tenho um possível cisto colóide (eles acham que há iguais chances de ser subependimoma e não dá pra ter diagnóstico preciso antes de removê-lo e fazer biópsia). Tenho um pouco de dilataçao do ventrículo no hemisfério direito. É uma hidrocefalia crônica, mas não é exagerada.
    De uns meses pra cá, comecei a ter ENXAQUECAS bastante esporádicas e com aura (luz que aparece no campo visual do lado esquerdo e depois de uma ou duas horas some). Essa luz precede essas dores de cabeça pouco frequentes, mas MUITO INTENSAS.
    Eu gostaria muito de saber se cisto colóide (ou subependimoma, tanto faz) pode provocar não dores de cabeça comuns, mas ENXAQUECAS ou se, ao contrário, esse quadro não é uma causa possível de enxaqueca, significando que se trata de uma coincidência e os dois males não estão relacionados.

    ResponderExcluir
  19. Meu Filho de 25 anos tem um cisto coloide. Descobrimos quando ele tinha 23 anos. E o primeiro sintoma foi a perda da visão devido ao acumulo de liquido no cerebro(hidrocefalia). Foi feito procedimento cirurgico para drenar o liquido atraves de dpv que esta funcionando bem, mas ficou uma sequela nos nervos da visão que compremeteu sua visão.

    ResponderExcluir
  20. olá, eu também tenho um desse com 0,7cm, sofro de cefaléia bem forte ao redor dos olhos e dores de cabeça mais leves frequentemente. Seria meu caso um possível candidato a cirurgia? sou do sexo feminino.

    ResponderExcluir