18 de março de 2010

CEFALÉIA! EM QUEM?

Paciente do sexo masculino 29 anos evoluindo com cefaléia constante há cerca de 2 semanas. Optamos por administrar a substância contrastante. A despeito da faixa etária o paciente apresentava discretas calcificações parietais nas porções visibilizadas das artérias vertebrais e sifões carotídeos.



Tomografia com contraste, plano axial, observamos falha de enchimento parcial na artéria basilar (seta vermelha).



Imagem anterior magnificada com melhor caracterização da lesão (seta vermelha).



Plano sagital, ao nível da artéria basilar, onde observamos possível "flap" ao longo da artéria basilar. Wait a minute! Em algum lugar do passado, ouvi uma frase sábia: no ser humano, nada é reto!

Olhe a imagem seguinte.



As setas amarelas demonstram uma linha hipoatenuante que passa ao longo do eixo longitudinal do crânio!!!!!
Simplesmente ou melhor, de forma extremamente complicada: UM ARTEFATO!

Dizem que o ser humano enxerga melhor no plano horizontal, seria por causa das caçadas, talvez para identificar melhor a vítima em um descampado ou talvez para identificar um predador e dar no pé, de uma forma ou de outra, segue a mesma imagem com um giro de 90 graus. O artefato descrito agora encontra-se no plano horizontal.



Ficou mais fácil?

Em quem está a dor de cabeça? Muito legal, não acham?

Segue um link de uma arquivo pdf bem legal que descreve de forma sucinta os principais artefatos em tomografia e como resolvê-los.

Clique aqui para baixar o arquivo.

Um comentário:

  1. GOSTARIA DE SABER DOS SENHORES MÉDICOS,QUE DEFENDEM A CIÊNCIA,SE DOÊNÇAS ESPITÍTUAIS É POSSÍVEL CONTATAR EM EXAMES COMO ESTE? JA FIZ DIVERSOS EXAMES COMO ESTE,INCLUSIVE FIZ OUTRO HONTEM AQUI EM PORTO VELHO/RO NA CLINICA RADIOLÓGICA SAMUEL CASTIEL. POR FAVOR SE POSSÍVEM ME RESPONDA DIRETAMENTE NO MEU EMAIL pompiliobrito@hotmail.com ou endereço rua; Mamba esquina com Maldonado nº 3373 bairro cidade do lobo cep 76,840-546 porto velho/ro na realidade caro especialista/dº estou sofrendo ha 23 anos com um mal horrível na minha cabeça e nunca descobriram nada,ja tentei o suicídio 2x tomei 90 comprimidos de rivotril 2mg. quero uma ajuda ciêntifica,por favor. fique c/DEUS.

    ResponderExcluir