17 de março de 2010

RIM EM FERRADURA

Quando eu era residente de Radiologia, me fizeram a seguinte pergunta: por que o rim em ferradura é mais baixo que o habitual.
Agradecendo a pergunta e o ensinamento oferecido naquela época, confeccionei este post com a resposta e uma bela reformatação da mesma. Ah! quem me perguntou sobre o rim em ferradura. Dr. Josilton! (Mestre da Radiologia).




Tomografia, plano axial, observamos o rim em ferradura na porção central do abdome, a frente da aorta e da veia cava inferior. Note a união dos polos renais através de um istmo (seta vermelha).



TC, plano axial, observe a artéria mesentérica superior (seta vermelha) e a artéria mesentérica inferior (seta amarela), você entenderá a o mecanismo anatômico na figura abaixo. Note também, que a aorta (seta verde) encontra-se à direita e a veia cava inferior (seta azul) à esquerda (variação anatômica).



Tomografia, plano sagital, MIP, onde observamos o rim em ferradura ancorado na artéria mesentérica inferior (seta vermelha). Esta é a explicação anatômica para o posicionamento anatômico inferior do rim em ferradura. (Os polos renais unidos não migram adequadamente em função de um obstáculo anatômico). Note também, outra variação anatômica da origem da artéria mesentérica superior que origina-se conjuntamente do tronco celíaco-mesentérico.

That's All Folks!

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Tenho rin em ferradura,ja fiz sirurgia e doi muito,vc acha q é verdade q o sulpemento NQI dissolve mesmo as pedras de 7 mm mesmo em rim ferradura?

    ResponderExcluir
  3. Tenho rin em ferradura,ja fiz sirurgia e doi muito,vc acha q é verdade q o sulpemento NQI dissolve mesmo as pedras de 7 mm mesmo em rim ferradura?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir