19 de dezembro de 2009

TORUS PALATINUS

Coronal Janela Óssea. Exostose óssea discretamente pediculada na linha média do palato duro (Seta).
Sagital Janela Óssea. A mesma exostose na rafe mediana do osso palatino, agora vista neste plano.

Axial Janela Óssea. Note que a lesão é dividida em compartimentos direito e esquerdo, que consequentemente se subdividem em outros compartimentos. Estas fissuras em forma de cruz são características.

VRT. A seta define a exostose óssea levemente pediculada.

Esta é mais uma daquelas variantes anatômicas de face que vez por outra aparecem. Torus Palatinus (ou Palatino): exostose óssea de causa ainda desconhecida no centro de fusão óssea do osso palatino, encontrada em até 25% das pessoas nos Estados Unidos.

Mais comum em mulheres e em torno dos 30 anos idade. Neste caso o paciente tem 28 anos de idade e é do sexo feminino.

É muito raro a necessidade de intervenção, e quando a acontece é, por exemplo, por conta de dificuldade de fonação e higienização ou quando existe indicação ao uso de prótese dentária.


Um comentário:

  1. Eu usoo prótese dentária superior e o protético ao fazer minha primeira prótese, encontrou dificuldade, que o levou a consultar um odontólogo que sugeriu fosse feita, a prótese, com abertura central. Já possuo esta prótese (já substituída com o mmesmmo modelo) há dezenove anos. Ela só me incomoda quando como churrascos porque o atrito das carrnes mais duras causamm inflamaçoes. Já quiseramm extrair, porém eu não perrmiti. Eu chegeui a pensar que isto era normal, até que uma odontóloga olhou e mme disse do que se tratava.

    ResponderExcluir