20 de dezembro de 2009

FISTULA ARTÉRIO-VENOSA

As fístulas artério-venosas são caracterizadas pelo passagem do sangue de uma artéria para uma veia sem passar pelo leito capilar. Podem ser congênitas, traumáticas ou iatrogênicas. A angiotomografia com múltiplos detectores passou a ser uma ferramenta para o diagnóstico desta patologia pois tem a capacidade de estabelecer a topografafia tridimensional, identificar o vaso de origem, o calibre e a extensão do trajeto fistuloso. Informações imprescindíveis no tratamento. Apesar destas características a angiotomografia é um exame estático e dependente dos momentos de aquisição das imagem (fase arterial, venosa, tardia...) nem sempre fáceis de calcular, principalmente em pacientes com ateromatose vascular difusa onde o fluxo sanguíneo encontra-se lentificado. Uma das principais características que devem ser observadas nestes exames é a opacificação precoce dos segmentos venosos. Geralmente fornece indícios do local da fístula.

Nesta paciente do sexo feminino, idosa, com história de procedimento endovascular prévio. Realizou Doppler que aventou a possibilidade de fístula AV sem individualização do trajeto fistuloso. Encaminhada ao nosso Serviço, procedemos ao exame angiotomográfico, onde observamos opacificação precoce da veia femoral comum esquerda. Após a identificação do local provável, vasculhamos a área com MIP fino (algo em torno de 6 mm) e individualizamos o trajeto fistuloso (seta amarela). Artéria femoral comum esquerda (seta verde); veia femoral comum esquerda (seta vermelha).


Ampliação da imagem anterior com melhor caracterização do trajeto fistuloso.


Angio TC, reconstrução volumétrica. Observamos circulação colateral (seta lilás) que determina opacificação precoce da veia femoral direita (seta azul), porém com um gradiente de atenuação maior à esquerda corroborando para a origem a partir da artéria femoral comum esquerda (seta verde) da fístula arterio-venosa.


Reconstrução volumétrica, onde individualizamos o trajeto fistuloso (seta lilás).

As fístulas arterio-venosas podem determinar alterações na dinâmica do fluxo vascular local e a distância com sobrecarga do sistema cardiovascular. Comentaremos mais um pouco das alterações hemodinâmicas no próximo post.

2 comentários:

  1. I see a list of Radiology journals on your right menu.
    I suggest to add the Journal of Radiology Case Reports. It has unique interactive features for each article, such as window/level, scroll, magnify etc.

    The URL to the journal is: www.RadiologyCases.com

    The link to the thumbnail cover page of the latest issue is:
    http://www.radiologycases.com/index.php/radiologycases/issue/current

    The link to the table of contents of the latest issue is:
    http://www.radiologycases.com/index.php/radiologycases/issue/current

    ResponderExcluir
  2. thank you for your suggestion. Im including this link right now. Seems to be cool and useful.

    ResponderExcluir