15 de dezembro de 2009

LUXAÇÃO DA ARTICULAÇÃO INCUDOMALEOLAR

Axial Janela de CAI. Note no lado esquerdo normal (Seta longa) a intima relação da cabeça do martelo com o corpo da bigorna, transformando o espaço articular em uma epécie de cavidade virtual. Já no lado direito, observa-se um "gap" entre essas duas estruturas osseas (Seta curta). Coexiste preenchimento da orelha média direito por material isodenso.

Axial Janela de CAI (Plano superior à primeira foto). Note a marcada perda de contato entre a cabeça do martelo e corpo da bigorna (Seta longa), que configura um "gap" de aproximadamente 1,3 mm. Compare com o lado normal (Seta curta).

Sagital Janela de CAI. Comparando o lado normal (Circulo contínuo) com o lado alterado (Circulo pontilhado), fica evidente a perda de contanto do martelo com a bigorna. Luxação pós-traumática da articulação incudomaleolar.
Axial Janela de CAI. As setas revelam a presença de fratura na parede anterior do conduto auditivo externo do lado direito, que se estende sutilmente até a asa menor do esfenoide, onde se observa pequeno fragmento ósseo.

Paciente de 34 anos com história de trauma há 9 dias com piora progressiva da audição à direita desde o dia do acidente. Fratura temporoesfenoidal com luxação pós-traumática da articulação incudomaloelar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário