1 de outubro de 2009

TUMOR DE HIPOFARINGE E ESÔFAGO PROXIMAL

MPR Sagital. Lesão expansiva, captante, de aspecto infiltrativo, que envolve a hipofaringe com extensão caudal para o esôfago proximal na altura do manúbrio.


MPR Coronal. Lesão expansiva que envolve hipofaringe e esôfago proximal. Note a invasão da base das pregas ariepiglóticas na extremidade superior do tumor.


Axial. Invasão da base das pregas ariepiglóticas.

Axial. Corte efetuado logo acima do manúbrio, que evidencia continuidade da lesão de aspecto expansivo no esôfago proximal. Note a indefinição da gordura perivisceral, que sugere invasão local do plano gorduroso adjacente na topografia do sulco traqueoesofágico direito. Não foi evidenciado entretanto, sinal de paralisia da prega vocal homolateral.


Axial. Corte efetuado na altura da orofaringe. No lado direito, observa-se linfonodo retrofaríngeo lateral (de Rouvière) aumentado e com centro hipodenso, podendo corresponder a necrose central, deposição de queratina ou cistificação do linfonodo. Também foram registradas linfonodomegalias nas cadeias IIA e III à esquerda. Tal padrão de disseminação linfática sugere a hipofaringe como sítio primário da lesão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário