30 de outubro de 2009

MDCT E ESTENOSE DA JUP (JUNCÃO URETEROPIELICA)

Paciente do sexo feminino, jovem, fez ultrassonografia do aparelho urinário que evidenciou pequena / moderada dilatação do sistema coletor proximal do rim esquerdo. Queixa de dor no flanco esquerdo de pequena intensidade.

Encaminhada ao nosso Serviço, realizamos tomografia do aparelho urinário sem contraste e complementamos com a utilização do meio de contraste (fase excretora).
Individualizamos moderada ectasia do sistema coletor proximal do rim esquerdo, restrita a pelve. A paciente apresentava uma artéria polar (polo inferior do rim esquerdo), no entanto a mesma não apresentava contato com a JUP.


Tomografia, plano axial, onde observamos dilatação da pelve renal esquerda na dependência de espessamento parietal focal da junção ureteropiélica.

Reformatação multiplanar curva com caracterização excepcional do espessamento parietal anteriormente descrito.

A mesma reformatação em um plano diferente.


Reconstrução volumétrica. A imagem "fala" por si só!

6 comentários:

  1. Nem precisa usar o google translate porque a imagem fala por si em todas as línguas. hehe

    ótimo caso


    abraço

    ResponderExcluir
  2. estou com estenose de jup gostaria de saber qual o procedimento melhor para o caso

    ResponderExcluir
  3. por favor quem tiver a resposta entre em cosntato pelo meu email henglen@hotmail.com, estou ansioso para solucionar o caso.
    é no rim odireito e nao tenho convenio médico.
    tenho medo de perder o rim, constou tambem uma pedra de 0,7cm, calculo renal.
    fiz todos os exames e estou com esse problema, sintos desconforto na lado direito do corpo,

    ResponderExcluir
  4. Hidronefrose grau I é uma discreta dilatação doa sistemas coletores do rim.

    ResponderExcluir