30 de outubro de 2009

CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS DE OROFARINGE COM EXTENSÃO TUMORAL E LINFONODOMEGALIA

Axial. Lesão tumoral de captação heterogêneo na topografia da tonsila palatina da orofaringe à direita (seta)


Axial ao nível do arco mandibular. Extensão anterior da tumoração para o assoalho da boca (setas)


Axial ao nível do topo da porção livre da epiglote. Extensão posterior da lesão para a parede lateral e posterior da orofaringe, bem como para a base da língua cruzando a linha média (seta). Note que as valéculas estão quase que totalmente obliteradas pela lesão e que o topo da epiglote encontra-se também envolvido.


Axial na altura do osso hióide. Extensão lateral da lesão com invasão da gordura parafaríngea. Note a presença de linfonodomegalia de limites mal definidos à direita (seta branca). A glândula submandibular direita encontra-se deslocada para baixo e para fora pelo processo expansivo (seta vermelha). A lesão acomente grande parte da lateral lateral (seta amarela) e posterior (seta pontilhada) da hipofaringe.

Axial na altura da cartilagem tireóide da laringe. Extensão tumoral ao longo da gordura perilaringea com envolvimento da comissura anterior à esquerda (seta) e base da prega ariepiglótica esquerda na imagem do lado direito (seta longa). Note a extensão da lesão além dos limites da cartilagem tireóide (seta curta). Carcinoma de Células Escamosas em paciente do sexo masculino de 40 anos.

Um comentário:

  1. gostaria de saber se t3 migdaliana sem mestases tem cura? obrigado

    ResponderExcluir