16 de julho de 2010

CRIANÇA COM LACRIMEJAMENTO EXCESSIVO UNILATERAL

TC Axial Janela Partes Moles. A seta vermelha aponta discreta imagem cística na região cantal medial do lado esquerdo.

TC Sagital Janela de Partes Moles. Na imagem superior, observe o aspecto habitual do ducto nasolacrimal do lado direito, parcialmente aerado (Seta vermelha). Na imagem inferior, a seta amarela indica o ducto nasolacrimal do lado esquerdo preenchido por material isodenso e minimamente alargado quando comparado ao lado oposto.

TC Axial Janela de Partes Moles. De cima para baixo vemos os ductos nasolacrimais, levemente dilatado e preenchido por líquido à esquerda (Seta vermelha). Note o ducto nasolacrimal direito com aspecto normal (Seta vermelha pontilhada).
A seta amarela na foto inferior evidencia pequeno aumento de volume na região cantal medial esquerda.
Neste plano fica mais evidente a discreta dilatação do ducto nasolacrimal esquerdo.

Paciente de 01 ano de idade, sexo masculino. Relata a responsável que a criança está "lacrimejando muito no olho esquerdo". Tais achados sugerem obstrução parcial do ducto nasolacrimal esquerdo, decerto por persistência da membrana de Hasner no segmento distal do ducto, com dacriocistocele incipiente na região cantal medial da órbita deste mesmo lado.
Ducto nasolacrimal normal pode estar preenchido por líquido ou parcialmente aerado. Porém, como sempre na radiologia, é preciso se confrontar os achados de imagem com a história clínica. Neste caso temos um ducto levemente dilatado e com correlação clínica positiva. Assimetria dos ductos deve sempre ser levada em conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário