19 de maio de 2010

SINDROME DE EAGLE

O prolongamento do processo estilóide do osso temporal e / ou a calcificação do ligamento estilo-hioídeo associadas aos sisntomas de disfagia, odinofagia, sensação de corpo estranho entre outros pode configurar a Síndrome de Eagle, descrita por W. W. Eagle em 1937.

Seguem imagens reconstruidas no plano Parassagital e Coronal utilizando a técnica MIP (Maximum Intensity Projection)



Tomografia, plano parassagital.

Seta Vermelha - Mastóide
Seta Amarela - Calcificação do ligamento estilo-hioídeo
Seta Roxa - Osso Hióide



Tomografia, plano Coronal.

Seta Vermelha - Ramo da mandíbula
Seta Amarela - Calcificação do ligamento estilo-hioídeo
Seta Roxa - Osso Hióide

4 comentários:

  1. Qual o critério radiológico para fechar o diagnóstico? tamanho? A partir de que tamanho podemos pensar em Eagle? abraço

    ResponderExcluir
  2. ótimo caso gentileza. Isso sim é um EAGLE.. hehe.
    Muito bom.
    O diagnóstico combina achados do exame físico (processo estilóide palpável), sintomas do paciente (disfagia, sensação de corpo estranho, dor de garganta, etc) e confirmação do processo estilóide alongado ou calcificação do ligamento estilo-hióide no exame de imagem.
    Processo estilóide alongado pode ser um achado de imagem num paciente sem nenhuma queixa, daí você não pode fechar como síndrome de Eagle exclusivamente pela TC ou radiografia. Tem que existir o bom e velho "correlacionar com dados clínicos".
    O critério de tamanho parao processo estilóido é considerado 3,0 cm, isto é, processo estilóide maior que 3,0 cm é considerado alargado. SE o paciente tiver sintomas a síndrome estará confirmada, se você não tiver dados do paciente deve sugerir a possibilidade da síndrome e correlacionar com a clínica.

    ResponderExcluir
  3. lembrando que dentro do espectro clínco da síndrome, podemos observar achados clássicos da síndrome de Ealge "clássica" e podemos também observar sintomas relacionados ao efeito compressivo do processo estilóide sobre a as carótidas.

    ResponderExcluir
  4. Na minha tomografia deu 4cm mas o medico falou que não e a síndrome de ealge, sinto muitas dores, não sei mais o que fazer.

    ResponderExcluir