26 de setembro de 2009

Fraturas dos processos transversos de vértebras




Mais um plantão, tô sobrecarregado, cansado... A auxiliar de sala anuncia que chegou mais um paciente da emergência com muita dor na perna esquerda e que caiu de costas no chão. "Caiu de onde?", você pergunta meio aborrecido porque no momento está pensando que atulham as emergências com um monte de bobagens. "Da cama, refere que sonhou com uma aranha", diz a auxiliar. A paciente entra na sala do tomógrafo, gritando de dor; o companheiro ao lado prestando ajuda. "Queria ver se ele não estivesse do lado, piti infectado da zôrra!", penso aborrecido.

Após a aquisição volumétrica, ficam surpresas e uma pergunta: Que altura tem essa cama? Que tamanho tinha essa aranha?



Ok, uma análise rápida das imagens vejo fraturas nos processos transversos de L3 e L4 à esquerda. "Pronto! Dou o diagnóstico e vou ver televisão", é uma tentação fazer isso, mas porque tanta dor na perna esquerda?

Burilando as imagens e os recursos da workstation fomos além e identificamos algumas outras coisas e acionamos a emergência.

Só para comparar vemos acima o neuroforame direito de L4-L5 com amplitude normal.


Agora vemos o neuroforame esquerdo correspondente ao mesmo nível com redução do seu diâmetro ântero-posterior e projeção de um fragmento ósseo com formato de espícula "pinicando" a raiz nervosa. Será que dói? Veremos agora o plano axial:

Então aquele fragmento reduziu em 3,2 mm o diâmetro AP daquele neuroforame, provocando compressão da raiz nervosa correspondente e muita dor. Havia ainda outras fraturas, todas estáveis. O neurocirurgião entrou na sala, coçou o queixo e telefonou: "apronta a sala pra uma descompressão de neuroforame".

Lições desse caso:
1-Não julgue ninguém se não houver um "64" por perto.
2-Mesmo com o "64", procure. Valorize os sintomas.
3-Se sonhar com bichos, que a cama seja baixa.

4 comentários:

  1. Duas outras lições podemos tirar desse caso:
    -Ainda bem que a TV é uma bosta no sábado.
    -Se fosse no domingo à tarde então, eu calculava até a equação biomecânica da coluna inteira!

    Deixando as brincadeiras de lado, somos seres ridiculamente arrogantes, nunca saberemos o que virá de um caso sem estudá-lo completamente.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo caso, Excelente redação...

    rsss

    ResponderExcluir
  3. Li o seu artigo e gostaria de, se possível, tirar dúvidas.
    Sofri uma queda jogando futebol no sábado passado e fraturei os processos transversos da lombar das L2, L3 e L4.
    Estou usando cinta e tomando vários remédios para dores.
    Acontece que estou sentindo fisgadas na posterior da coxa e bumbum dependendo da posição. Esse tipo de lesão irradia para a perna também?

    ResponderExcluir