8 de agosto de 2011

TROMBOSE VENOSA CEREBRAL

A trombose venosa cerebral (TVC) é uma causa elusiva, muitas vezes sub-diagnosticada de deterioração neurológica aguda. É uma condição de alta mortalidade (49%).

Pode originar-se de doenças infecciosas ou não-infecciosas. Causas infecciosas ocorrem principalmente em crianças e incluem: mastoidite, empiema subdural e epidural, encefalite, abscesso, celulite de face ou couro cabeludo e septicemia. Causas não-infecciosas são mais comuns em adultos e incluem: trauma (fratura através da parede dos seios paranasais, cirurgia, etc.), compressão tumoral (meningioma, leucemia), estados de hipofluxo sanguíneo (desidratação, choque, ICC) ou de hipercoagulabilidade (policitemia vera, doença falciforme, CIVD, contraceptivos e gravidez). Entretanto, até 25% dos casos são idiopáticos.

A apresentação mais comum é a cefaléia (75%). Déficits neurológicos focais (motor ou sensorial), disfasia, convulsões e distúrbios de consciência ocorrem em 50-75% dos casos, enquanto que papiledema é menos freqüente (12 -43%).

O modo de início dos sintomas é variável. Início agudo é mais freqüente em casos secundários a infecções ou complicações obstétricas, com sinais neurológicos focais associados, enquanto que início crônicao é mais freqüente em doenças inflamatórias, nos casos idiopáticos, ou na ausência de sinais neurológicos focais.

O seio sagital superior (SSS) é o seio mais comumente acometido, seguido pelos seios transverso, sigmóide e cavernoso.Oclusão de veias corticais geralmente ocorre associada a trombose de seio dural associado, e é rara em sua ausência. Trombose da veia cerebral interna (VCI) é um evento menos comum, mas clinicamente devastador. Coágulos na VCI podem se estender e envolver a veia de Galeno ou o seio reto e pode provocar infartos bilaterais na substância cinzenta profunda dos núcleos da base e no mesencéfalo superior.

Hemorragia intracraniana secundária pode ocorrer como conseqüência do aumento da pressão venosa capilar.

A detecção precoce é extremamente importante para diminuir a morbimortalidade. Fatores classicamente considerado como indicador de mau prognóstico são a taxa de evolução de trombose, a presença de coma, a idade dos pacientes (com uma alta taxa de mortalidade em crianças e idosos), a presença de sintomas focal, e a presença de infarto hemorrágico.

Tratamento da trombose do seio é baseado em uma combinação individualizada de medicamentos sintomáticos (anticonvulsivantes, antibióticos, anti-hipertensivos e medicações para reduzir a pressão intracraniana) e antitrombóticos. O tratamento do processo trombótico é controverso, devido aos riscos de sangramento com o uso de anticoagulantes. Trombectomia cirúrgica pode ser prejudicial em um cérebro edemaciado ou com áreas hemorrágicas. O uso de trombolíticos também é controverso, pelo risco de sangramento, embora alguns acreditam que eles pode promover recanalização.

Achados de imagem:

TC: Os sinais do "delta" ou do "triângulo vazio" se relacionam com a aparência de uma área de baixa atenuação dentro do seio rodeado de sangue. O sinal do "cordão" refere-se a veias corticais trombosadas vistas como áreas lineares de alta densidade. Trombose aguda de um seio grande é visto como uma área de alta atenuação em um exame sem contraste.

RM: Os resultados variam com a idade do coágulo. Trombo agudo é isointenso ao córtex nas imagens ponderadas em T1 e hipointensa (desoxihemoglobina) em T2, que pode ser confundido com ”flow void”. Na fase subaguda precoce o coágulo é hiperintenso em T1 e hipointenso em T2. Na subaguda tardia, são hiperintensos em todas as seqüências de pulso.

AngioRM: Presença ou ausência de fluxo.

Fabrizio Ney Silva Oliveira


Tomografia sem contraste plano axial, seio sagital superior hiperdenso.


Tomografia com contraste plano axial, falha de enchimento no seio transverso direito.


Tomografia com contraste plano axial, falha de enchimento triangular na projeção do seio sagital superior (Delta Vazio).


RM plano axial, imagem pesada em T2, sinal iso / hipointenso na projeção do seio transverso direito.


Axial, T1, pós-contraste evidenciando falha de enchimento na projeção da confluência dos seios


Axial, T1, pós-contraste evidenciando falha de enchimento na projeção do seio transverso direito.


Sagital, Gradiente, pós-contraste evidenciando falhas de enchimento na projeção dos seios venosos.


Sagital T1 sem contraste com alto sinal na projeção do seio sagital superior.

26 comentários:

  1. Eu tive essa doença e hoje estou em tratamento,e cada vez me interesso mais em saber sobre a trombose venosa cerebral.Legal esse blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi gabriela meu pai está com essa doença, gostaria de saber mais sobre sua recuperação, precisou de cirurgia?

      Excluir
    2. Olá ;Gabriela. Minha irmã está com isto. Como está reagindo ao ratamento.?

      Excluir
  2. Ola, minha filha de 17 anos teve trombose do seio sagital e diagnosticou somente, 20 dias depois. Foi introduzido o anticoagulante assim que descobriu e depois de 15 dias de dor de cabeca ( sem febre)é que comecou a espassar a dor , assim tivemos condicoes de deslocar para a capital para descobrir o por que da dor de cabeca intensa, pois nos exames feitos na minha cidade-TC, RM do cranio e Angioressonanica arterial, o diagnostico dado era que estava normal, sendo que desde o primeiro exame, ja tinha condicoes de ver o problema.Hoje , ela nao tem dor de cabeca nenhuma, mas quando levanta, ela tem uma pressao intracraniana que ainda incomoda, mas de acordo com a medica isto e normal e vai passar.Fico preocupada, pois tem somente 13 dias que ela medica com anticoagulante MAREVAN e ainda tem esta pressao no cranio.Estamos pesquisando as causas e ate entao, os exames de sangue para pesquisa deram normal e ela tinha so 7 dias que estava tomando anticoncepcional, pois iria fazer uma viagem para a Disney e resolveu fazer isto. Gostaria de saber quais as condutas de tratamento para este tipo de trombose, tempo de tratamento, etc. Gostei do Blog e queria trocar mais informacoes, pois e de grande interesse meu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, tenho 22 anos, tive fortes dores de cabeça a 15 dias e fui ao hospital, tive trombose do seio sagital, fiquei 11 dias internado (5 dias na UTI)e sai do hospital ontem. Fiz todos exames possiveis e ainda não foi descoberta a causa. Estou tomando marevan e terei que tomar por 6 meses, mas sinto fortes dores na cabeça ainda, o medico disse que é normal! Não tive nenhuma sequela, mas hoje ao levantar senti dormencia no meu braço, perna e rosto do lado esquerdo durante uns 10 minutos, passou e nao tive mais dormencia... Sabe me informar se isso é normal??
      meu email é thi8as@hotmail.com

      Excluir
  3. boa noite sinto muitas dor de cabeça já fiz tomografia e ñ deu nada,
    já fiz angeografia celebral e tbm ñ deu a médica que estou tratando acredita ser uma trambose mas aindo ñ sei o que é,pois perco a memoria as vez,sinto adormercer minhas mãos e a boca ja ñ sei o que fazer vou ter que aguardar abraço!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, o meu pai teve uma trombose cerebral...foi feito uma angiografia. embolia e fistula...foi mandado para casa sem medicação, é normal? Continua com as mesmas dores de cabeça . Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, parabens pelo blog, meu nome é Fabio, tiv a TVC a exatamente15 dias, fikei 4 dias na uti, e mais 4 no quarto do hospital, no primeiro dia, forte eintensa na cabeça, visao ruim do lado direito, mt vomito, e o quadro foi piorando, hj estou em ksa somente com o medicamento anticoagulante, mais ainda sinto dores, é legal trocarmos ideia por aqui, ate pq ainda estou em acompanhamento medico, as vezes podemos nos ajudar, meu email. fabiofrancisco@oi.com.br, espero qtds se recuprem ps soh quem passou por isso sabe o tanto que sofre, abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá a todos, tenho 32 anos e também tive TVC. Estive durante uma semana quase sem conseguir dormir, dor insuportável de cabeça do lado esquerdo, doía também o ouvido esquerdo e pescoço do lado esquerdo. fui a 3 médicos, diziam que era otite, sinusite, rinite e contratura muscular. Tomei antibioticos, água do mar no nariz, anti-inflamatório e não passava com nada. Comecei com dormência na cara e braço esquerdo, fui ao otorrino e continuou a dizer que era sinusite. Nessa noite entrei em convulsões e perdi a consciência. Ninguém sabia o que tinha, nem no hospital, tive a sorte de uma médica identificar que seria uma TVC, porque os outros medicos queriam mandar-me para casa... fizeram-me TAC e angiograma e confirmaram. Tive ainda assim muita sorte, foi a tempo. Fizeram um cateter através da virilha e desbloqueram algumas das veias que estavam entupidas no cerebro. Agora estou a tomar medicamentos para a epilepsia para evitar mais convulsoes e anticoagulante. Tive de inicio algumas sequelas como não conseguir escrever, trocar letras, falta de memória, confusão, desiquilibrio, mas aos poucos tenho recuperado e estou prticamente bem. Espero que o meu testemunho ajude outras pessoas que estejam na mesma situação. As melhoras para todos

    ResponderExcluir
  7. Bom dia...eu tenho 20 anos e tive TVC...comecei com dores de cabeça muito fortes,ia a pronto-socorros e falavam q era enxaqueca,então,eu voltava pra casa com dor de cabeça,cheguei a tomar morfina e não passava,passei 15 dias em casa com essa dor de cabeça,depois tive alteração visual no olho esquerdo e apresentei paralisia do lado esquerdo. A minha sorte foi um neuro amigo da família q decidiu avaliar meu caso,pediu uma tomografia e logo foi detectado a TVC,ele então me encaminhou para o internamento,passei 12 dias internadas fazendo uso de anticoagulante...durante este período no hospital tive uma dor de cabeça forte com vômitos,dai, foi feita uma punção para aliviar a pressão intracraniana.. No momento estou em casa fazendo tratamento com anticoagulante Xarelto e fazendo exames para descobrir a causa e assim definir o meu tempo de tratamento.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do blog pois tras informações que estou precisando muito. Preciso saber mais sobre isso ainda nao sei se é trombose que meu filho tem, mas os médicos disseram que é um problema de veias esta tomando corticóide e um remedio para convulção está sofrendo muito muito muito.

    ResponderExcluir
  9. Olá. O blog é de grande valia, ainda mais pela TVC tratar-se de uma doença que muitas vezes é assintomática ou tem os sintomas confundidos com os de outras doenças, como exemplo dos relatos acima. Fui diagnosticada com TVC no início do ano, graças a um neurologista de minha cidade que, com agilidade, exigiu a feitura de uma ressonância, a qual acusou o problema. Confesso que nem sabia da existência de tal doença e hoje procuro saber tudo a respeito. Em mim a doença não se manifestou, inicialmente, de forma tão aguda; era apenas uma dor de cabeça leve, mas que não passava com o uso de analgésicos, após 4,dias das dores tive convulsões, momento em que me internaram e ainda estou em tratamento com anticoagulante e anticonvulsivante.

    ResponderExcluir
  10. Olá ! Minha enteada teve TVC e ainda está internada na UTI. perdeu a visão nos dois olhos. Começou com fortes dores de cabeçã e o médico disse que era enxaqueca. Melhorou mas depois de 1 mês voltou de novo e falaram de novo que era enxaqueca mas quando perdeu a visão que confirmaram que era TVC. Ela está tomando anticoagualnte ( Clexane, marevan ) o médico disse que precisa acertar a dose mas felismente já saiu do estado crítico mas ainda se encontra na UTI e continua não não enxergar nada. Ela fala que enxerga tudo branco. E agora alguém que teve TVC poderia me informar se também perdeu a visão mas depois voltou. Por favor estamos muito preocupados com isso. Desde já agradeço. e-mail chmarsulla@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. ola...estou me recuperando de uma trombose desse aspecto...tive fez 1 ano.... obrigada pelas informaçoes...

    ResponderExcluir
  12. Olá Pessoal,
    Acabei de sair do hospital e.estou tento a segunda trombose... Dessa vez sem dor, apenas com um dormência no braço!
    Realmente não sei o que fazer, a primeira demorou 30 dias pra ter diagnóstico, estava viajando e quando voltei tive uma.dormência e descobri a trombose. Fique 1semana no hospital!
    Agora descobri a segunda, estou fazendo exames e amanhã farei um mapeamento da visão! Alguém já fez?
    Estou em São Paulo e adoraria uma.indicação de um.bom médico!
    Além da trombose, já tive 3 paralisias faciais !
    Tenho 42 anos e quero viver!
    Boa sorte pra nós!

    ResponderExcluir
  13. Olá Pessoal,
    Acabei de sair do hospital e.estou tento a segunda trombose... Dessa vez sem dor, apenas com um dormência no braço!
    Realmente não sei o que fazer, a primeira demorou 30 dias pra ter diagnóstico, estava viajando e quando voltei tive uma.dormência e descobri a trombose. Fique 1semana no hospital!
    Agora descobri a segunda, estou fazendo exames e amanhã farei um mapeamento da visão! Alguém já fez?
    Estou em São Paulo e adoraria uma.indicação de um.bom médico!
    Além da trombose, já tive 3 paralisias faciais !
    Tenho 42 anos e quero viver!
    Boa sorte pra nós!

    ResponderExcluir
  14. Olá Pessoal,
    Acabei de sair do hospital e.estou tento a segunda trombose... Dessa vez sem dor, apenas com um dormência no braço!
    Realmente não sei o que fazer, a primeira demorou 30 dias pra ter diagnóstico, estava viajando e quando voltei tive uma.dormência e descobri a trombose. Fique 1semana no hospital!
    Agora descobri a segunda, estou fazendo exames e amanhã farei um mapeamento da visão! Alguém já fez?
    Estou em São Paulo e adoraria uma.indicação de um.bom médico!
    Além da trombose, já tive 3 paralisias faciais !
    Tenho 42 anos e quero viver!
    Boa sorte pra nós!

    ResponderExcluir
  15. olá tive uma trombose venosa cerebral no seio transverso sagital a direita, à um ano e cinco meses e até então uso o anticoagulante xarelto, tive a mutação sanguínea deficiencia de proteína S, descobri a doença atraves de uma forte dor de cabeça que resultou num AVC, é muito bom compartilhar experiências, já que se trata de um assunto pouco divulgado

    ResponderExcluir
  16. Martta Lima
    Tive um tvc em 16.12.2015 uma semana pós parto, senti muita dor de cabeça, e fiquei com oo lado direito paralisado,devido o AVC, meus familiares correram comigo para o hospital e fiz uma angioressonancia, atraves desse exame foi diagnosticado e fiquei internada 13 dias, hoje faço acompanhamento com um neurologista, hematologista e fisiosterapeuta, tomo o marevan e faço exame de sangue TAP TEMPO DE ATIVIDADE PROTOTOMBINA,sigo uma dieta muito rigida onde não posso comer nada que contenha a vitamina K,e segundo os medicos será por um prazo aproximado de 6 meses, o motivo do meu TVC foi hereditário.hoje o que sinto devido a doença é perda de memória, fico sem noção do tempo, dias da semana...

    ResponderExcluir
  17. Martta Lima
    Tive um tvc em 16.12.2015 uma semana pós parto, senti muita dor de cabeça, e fiquei com oo lado direito paralisado,devido o AVC, meus familiares correram comigo para o hospital e fiz uma angioressonancia, atraves desse exame foi diagnosticado e fiquei internada 13 dias, hoje faço acompanhamento com um neurologista, hematologista e fisiosterapeuta, tomo o marevan e faço exame de sangue TAP TEMPO DE ATIVIDADE PROTOTOMBINA,sigo uma dieta muito rigida onde não posso comer nada que contenha a vitamina K,e segundo os medicos será por um prazo aproximado de 6 meses, o motivo do meu TVC foi hereditário.hoje o que sinto devido a doença é perda de memória, fico sem noção do tempo, dias da semana...

    ResponderExcluir
  18. Minha sogra sentia muita dor de cabeça foi para upa umas 3 x e diziam q não era nada de mais. Até então q um dia estava com muita dor e o olho esquerdo dela feixou, ficou internada durante 15 dias. Marcaram e desmarcaram a arteriografia 2x. E qndo Decidiram fazer, houve uma complicação no meio do procedimento ela teve trombose. Foi levada para a UTI. E esta lá já a 3 diaS e ontem foram tentar tira ela do coma e sem sucesso, tiveram q volta para o coma ela pegou infecção no pulmão (pneumonia) e está tendo convulsão. Fizeram cirurgia na cabeça colocaram cateter na cabeça para tirar a pressão do sangue q ficou. Só lembrando q ela já teve aneurisma. Gostaria de saber se ela pode se recuperar?

    ResponderExcluir
  19. Minha luta começou a três anos. Tive todos os diagnósticos possíveis, menos a trombose que foi.constatada só agora. Está canalizada, meu neRio disse q tenho q internar p começar o tratamento, mas tem.sido uma luta p conseguir, dependo do HSPE. Agora mesmo estou aqui, aguardando p fazer uma tc angiografia.vamos ver se agora fazem algo por mim.

    ResponderExcluir
  20. Minha luta começou a três anos. Tive todos os diagnósticos possíveis, menos a trombose que foi.constatada só agora. Está canalizada, meu neRio disse q tenho q internar p começar o tratamento, mas tem.sido uma luta p conseguir, dependo do HSPE. Agora mesmo estou aqui, aguardando p fazer uma tc angiografia.vamos ver se agora fazem algo por mim.

    ResponderExcluir
  21. Minha namorada foi diagnosticada com TVC, sentiu dores de cabeça muito forte, foi no clínico no segundo dia das dores, e foi visto como enxaqueca. Fomos no neurologista no outro dia e falaram enxaqueca. Voltamos pra casa e ela não tinha resposta nenhum dos remédios prescritos, analgésicos nenhum cessavam a dor. Voltamos eu outro neurologista depois de 6 dias do início das dores foi descoberta a TVC através da angiotomografia. Iniciou-se o tratamento com anticoagulantes e já está a 2 dias internada. Não sentiu falha em visão e em nenhum membro, acredito pelo rápido diagnóstico. Ela toma anticoncepcional a 4 anos e acreditamos que seja a principal causa. Estamos seguindo o tratamento com fé em Deus . Esta sentindo muita dor na cabeça ainda por o cérebro possivelmente estar com um inchaço. Analgésicos fortes não surgem efeito considerável. Ela tem 22 anos e foi Deus que coçou essa médica pra fazer o diagnóstico correto. Disseram que se demorasse mais 1 ou 2 dias o tratamento já poderia ser de alto risco. A família toda está dando força e torcendo por ela.

    ResponderExcluir