24 de julho de 2011

APENDAGITE EPIPLÓICA PRIMÁRIA


Tomografia Plano Coronal. Seta vermelha individualiza imagem de aspecto digitiforme com densidade similar a da gordura, notando-se discreto adensamento da gordura circunjacente.


 Tomografia Plano Sagital. Seta vermelha individualiza imagem de aspecto digitiforme com densidade similar a da gordura, notando-se discreto adensamento da gordura circunjacente.


Tomografia Plano Coronal. Seta vermelha individualiza imagem de aspecto digitiforme com densidade similar a da gordura, notando-se discreto adensamento da gordura circunjacente.


Apendagite epiplóica é uma condição incomum causada pela torção do apêndice epiplóico ou trombose venosa espontânea de uma veia de drenagem epiplóica.

Clinicamente, a apendagite epiplóica é caracterizada por dor abdominal focal de início súbito, com presença ou não de outros sinais e sintomas detectados através da história e exame clínico ou de exames laboratoriais

Os achados típicos na Tomografia Computadorizada incluem uma massa oval paracolica, principalmente no quadrante inferior do abdome, com atenuação de gordura, com forro visceral do peritônio espessado e infiltração da gordura periapendageana.

Ocasionalmente, coexiste espessamento da parede do cólon adjacente, associado a efeito compressivo. Numa minoria de casos, um centro de alta atenuação ("ponto") está presente no apêndice, correspondendo a uma veia de drenagem trombosada.

O início súbito da dor abdominal focal, na ausência de outros achados clínicos, associado a uma massa paracolica com a atenuação de gordura e inflamação circundante na TC, é a marca principal da apendagite epiplóica.

Em resumo, apendagite epiplóica é uma condição incomum abdominal que raramente é diagnosticada clinicamente, mas tem características muito peculiares na TC que, quando identificados, permitem um diagnóstico por imagem definitivo.

Diagnóstico diferencial:
  • Diverticulite.
  • Infarto do grande omento (usualmente extenso – média de diâmetro 3.5-7.0 cm)
  • Apendicite.
  • Appendagite epiplóica secundária (secundária a processo intestinal inflamatório subjacente - acompanhada por espessamento da parede intestinal, estreitamento luminal, e coleções pericólicas / abscesso / gás e bolhas.

Leitura recomendada: Acute Epiploic Appendagitis and Its Mimics; RadioGraphics 2005; 25:1521–1534.



Fabrizio Ney Silva Oliveira

4 comentários:

  1. SE ESTIVEREM NOVIDADES POR FAVOR ME MANDE.DESDE OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou com isso que dor que incomoda bastante. já faz dois mês estou tratando.

    ResponderExcluir
  3. Recentemente tive essa inflamação com nome exótico e fiquei internada por 4 dias, fui medicada e após alta continuei por + 4 dias com Metronidazol e ciprofloxacino e esomeprazol, mas ainda sinto como se a barriga formigasse, tipo um ardor por dentro, super desconfortável ao sentar. Alguém passou por isso também? Será que não acaba?

    ResponderExcluir
  4. Estou com esse problema. Muita dor. O médico me receitou Predisin e pantoprazol. Comecei hoje a medicação. Vou fazer uma tomografia para descartar cirurgia.

    ResponderExcluir