29 de maio de 2011

SINDROME NUTCRACKER

Jovem do sexo feminino com quadro de hematúria recorrente.



Tomografia, reconstrução MIP no plano coronal. Observe o aumento do calibre dos vasos pélvicos e da veia ovariana esquerda (drena para a veia renal esquerda).


Nesta reconstrução no plano sagital, notamos redução do calibre da veia renal esquerda ao transitar entre a artéria mesentérica superior e a aorta. Destaque para o reduzido ângulo entre estas duas estruturas anatômicas.

Tendo em apreço estes achados, devemos considerar, dentre as principais hipóteses, a Sindrome Nutcracker, que pode ocorrer quando o ângulo entre a artéria mesentérica superior e a aorta é igual ou inferior a 22 graus. Isto pode levar a compressão da veia renal esquerda, levando a hematuria devido a ruptura capilar nos cálices renais.


15 de maio de 2011

TROMBO ATRIO ESQUERDO

Com o surgimento dos novos aparelhos de tomografia com múltiplas fileiras de detectores e a melhora na resolução temporal e espacial, cada vez mais podemos avaliar o coração e os vasos da base em tomografia de tórax realizadas para suspeitas diagnósticas não cardiológicas, no entanto durante uma avaliação do tórax devemos incluir o coração como parte da rotina radiológica. Neste caso individualizamos uma falha de enchimento hipoatenuante que pode traduzir trombo no interior do átrio esquerdo (auriculeta).


Plano axial

Plano Coronal

Plano sagital

HERNIA INTERNA

Seguem duas imagens de tomografia computadorizada, uma no plano axial e outra no plano coronal que evidenciam um sinal frequentemente associado a hérnia internas. O sinal do redemoinho. Observem o padrão espiralar dos vasos mesentéricos e das alças intestinais. Vê-se também, alças intestinais na projeção da goteira parieto-cólica direita, achados que fornecem indícios do diagnóstico em questão.


Segue o link de uma boa revisão sobre o tema na Radiographics.
http://radiographics.rsna.org/content/25/4/997.full