24 de outubro de 2010

ESCORE DE CALCIO - ARMADILHA

O escore de cálcio é uma quantificação indireta, não invasiva do cálcio coronário através de uma exame realizado com tomografia computadorizada. Este escore apresenta uma boa associação com a incidência de eventos cardiovasculares.
O exame é extremamente rápido, não utiliza contraste endovenoso e é de fácil interpretação com boa reprodutibilidade.

Algumas dicas são bem importantes para a interpretação deste exame:

Saber identificar os artefatos - Artefatos de variação da frequência cardíaca e de movimento (respiração) são os maiores vilões deste estudo, por tratar-se de um exame realizado com sincronização eletrocardiográfica, pequenos movimentos podem fazer desaparecer uma placa calcificada, portanto todo exame deve ser reformatado imediatamente em um plano ortogonal ao axial para conferir as margens cardíacas a procura de artefatos.

Saber a anatomia cardíaca e o trajeto das artérias coronárias.



Trazemos neste caso um exemplo de possível armadilha, uma calcificação (seta vermelha) na projeção do ânulo fibroso da válvula mitral muito próximo do trajeto da artéria circunflexa (seta azul).




Observe que ao reformatar a imagem em um plano ortogonal a imagem não está na artéria circunflexa.

17 de outubro de 2010

MIP DICAS

MIP (maximum intensity projection) é uma técnica de reconstrução de imagens médicas muito utilizada na Radiologia, possibilita uma avaliação global das estruturas anatômicas, notadamente das estruturas vasculares contrastadas. Os pixeis com maior densidade ou maior intensidade de sinal em uma determinada projeção sobressaem sobre os demais, no entanto esta característica fundamental para avaliação dos exames pode gerar algumas armadilhas diagnósticas.



Neste caso mostramos um trombo (seta vermelha) na veia jugular interna direita (seta azul) no plano coronal em MPR sem reconstrução adicional.



MIP espesso, plano coronal, observe que o trombo simplesmente não aparece.
O exemplo mostrado é bem grosseiro e raramente um Radiologista deixa passar este tipo de achado a despeito das reconstruções utilizadas, no entanto pequenos trombos em vasos segmentares e subsegmentares de fino calibre são facilmente perdidos nestas reconstruções.
Moral da história: Qual a melhor técnica para avaliação de possíveis falhas de enchimento?
Resposta: TODAS!

Sempre faça uma avaliação global do seu exame!

10 de outubro de 2010

DIVERTICULO DUODENAL

Tomografia plano axial individualizamos adjacente ao duodeno imagem arredondada contendo nível líquido com aproximadamente 2,5 cm de diâmetro compatível com divertículo duodenal.



Seta amarela - duodeno.
Seta vermelha - divertículo duodenal.

6 de outubro de 2010

ANEURISMA DE ARTÉRIA CORONÁRIA

Paciente do sexo feminino realizando tomografia de tórax com contraste por dor torácica.



Tomografia plano axial, notamos ectasia do segmento proximal da Artéria Coronária Direita (seta vermelha)




Tomografia plano axial, onde notamos grande aneurisma da artéria coronária direita com paredes parcialmente calcificadas (seta vermelha). As setas na cor azul representam as paredes do aneurisma com artefatos de movimento (exame realizado sem sincronização eletrocardiográfica).